Pensando em propiciar um
momento prazeroso para fomentar o gosto pela leitura, a Unidade instituiu o
projeto de leitura simultânea, que também vem de encontro com a necessidade de
estimular a tomada de iniciativa e autonomia das crianças. O princípio dessa
proposta é que cada professor escolha uma nova história que lerá nas sessões de
leitura e desta forma elabora-se um “cartaz-propaganda” com a cópia da capa do
livro que lerá, a resenha e uma numeração que será anotada para a criança.
No
dia marcado para o evento, é realizado uma conversa onde as professoras
compartilham com a turma as propostas de
leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito
das histórias. Não mencionamos quem irá ler a história para que as crianças não
se sintam influenciadas pela própria professora, mas incentiva - se a vivencia
e socialização com outros adultos, assim cada um se inscreve na sessão da qual
deseja participar.
No
momento da sessão, orientamos as crianças sobre a sala para a qual devem se
dirigir seguindo a numeração da história escolhida, também fazemos a referência
da figura nas portas da sala para que as crianças possam identificar. Toda a
equipe da unidade se envolve nesse processo para auxiliar as crianças a se
dirigirem aos espaços, o que no início do ano é bastante conturbado, pois as
crianças ainda demostram insegurança, mas conforme o tempo passa e eles
reconhecem os demais professores, se torna um processo mais fácil, tranquilo e
prazeroso pra eles.
As
professoras preparam o espaço para
receber seu público leitor e começa a atividade apresentando o conto de modo a
gerar suspense e interesse e, então, realiza a leitura. No término também se
abre um espaço para conversar sobre a história.
É
um momento de grande interação, pois logo que as crianças avistam o painel
exposto já começam a especular sobre o que se trata a história e somente pela
imagem já fazem suas escolhas. Nota-se que uns tentam incentivar os amigos a
fazerem suas escolhas também.
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