terça-feira, 24 de outubro de 2017

Leitura simultânea

Pensando em propiciar um momento prazeroso para fomentar o gosto pela leitura, a Unidade instituiu o projeto de leitura simultânea, que também vem de encontro com a necessidade de estimular a tomada de iniciativa e autonomia das crianças. O princípio dessa proposta é que cada professor escolha uma nova história que lerá nas sessões de leitura e desta forma elabora-se  um “cartaz-propaganda” com a cópia da capa do livro que lerá, a resenha e uma numeração que será anotada para a criança.
No dia marcado para o evento, é realizado uma conversa onde as professoras compartilham  com a turma as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não mencionamos quem irá ler a história para que as crianças não se sintam influenciadas pela própria professora, mas incentiva - se a vivencia e socialização com outros adultos, assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.
No momento da sessão, orientamos as crianças sobre a sala para a qual devem se dirigir seguindo a numeração da história escolhida, também fazemos a referência da figura nas portas da sala para que as crianças possam identificar. Toda a equipe da unidade se envolve nesse processo para auxiliar as crianças a se dirigirem aos espaços, o que no início do ano é bastante conturbado, pois as crianças ainda demostram insegurança, mas conforme o tempo passa e eles reconhecem os demais professores, se torna um processo mais fácil, tranquilo e prazeroso pra eles.
As professoras preparam o espaço  para receber seu público leitor e começa a atividade apresentando o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realiza a leitura. No término também se abre um espaço para conversar sobre a história.
É um momento de grande interação, pois logo que as crianças avistam o painel exposto já começam a especular sobre o que se trata a história e somente pela imagem já fazem suas escolhas. Nota-se que uns tentam incentivar os amigos a fazerem suas escolhas também.

No momento das sessões uns acolhem os outros e demostram toda receptividade ao acompanhar as crianças menores aos espaços, ou recebe-los em suas salas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário