terça-feira, 1 de abril de 2014

O reconhecimento do nome na Educação Infantil

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome. Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.
 
A professora Kelly trabalhou com a sua turma - Mini Grupo II A - atividades que envolvem o nome da criança.
A atividade foi muito interessante. Muitas crianças disseram o nome e o sobrenome, porém, outras não sabiam o sobrenome e quando a professora os falava, elas ficavam repetindo umas às outras: "Eu sou fulano de tal...". Algumas não se importaram muito com a descoberta!
Em outro momento, chegaram a relacionar o nome à escrita na estante das mochilas. Foi o máximo!!!
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário