"As crianças, desde o nascimento, atuam e dão significado ao ambiente em que vivem por meio de movimentos, que são interpretados por seus parceiros culturais e se tornam gestos que, por sua vez, compõem uma linguagem corporal. Por meio dela a criança se apropria criativamente de sua cultura e se comunica com as crianças e adultos que dela compartilham.
Embora a criança já se movimente ao nascer, ela necessita percorrer um caminho de aprendizagem na interação com ous outros e com o mundo para ampliar suas possibilidades de movimento, partindo de reações reflexas rumo ao domínio intencional de um sistema complexo de coordenação de gestos e percepções".
(Trecho do Livro: Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil. pág. 61)
Seguem imagens da atividade desenvolvida com as turmas do Berçário II A e B (Profªs Ana Paula e Andréia) no espaço da brinquedoteca. Atividade cujo objetivo estava na superação de obstáculos, no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora.
Atividades como estas permitem o desenvolvimento das crianças em muitos sentidos.
ResponderExcluir