sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sequencia Didática África


 CEI FREI TITO DE ALENCAR

PROFESSORAS:

ELIANA BERLANGA

JOELMA DE FARIAS PEREIRA

LIGIA GISLAINE DOS SANTOS

Apresentação:

Fazendo uso do nosso ambiente de trabalho, o Centro de Educação Infantil Frei Tito de Alencar, pensamos em apresentar a África aos nossos alunos de maneira alegre, lúdica, livre de estigmas e preconceitos.

 Segundo Clélia Cortez, Coordenadora do Programa Formar em Rede do Instituto Avisa Lá:

"Durante o período em que frequentam a creche ou a pré-escola, as crianças estão construindo suas identidades. Por isso, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos já precisam entender que são diferentes uns dos outros e que essa diversidade decorre de uma ideia de complementaridade. É função do educador ajudar as crianças a lidar com elas mesmas e fortalecer a formação de suas próprias identidades. Ele deve atuar como um verdadeiro agente de promoção da diversidade".

Para que isso aconteça, a Educação Infantil deve ter como foco um ambiente de aprendizagem da diversidade etnicorracial, que estimule os pequenos a buscar suas próprias histórias e a conhecer as origens dos colegas. Estimular a participação das crianças em atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que remetam às tradições culturais de suas comunidades e de outros grupos são boas estratégias.  Ações simples como pendurar imagens de personagens negros nas paredes, adquirir alguns livros com personagens de origens africanas, ter bonecos negros na brinquedoteca e passar filmes infantis com personagens negros para as crianças podem ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e agentes no combate ao preconceito, explica Clélia.

Neste sentido, o trabalho de educação para a diversidade deve começar cedo. Na Educação Infantil, o primeiro desafio é o entendimento da identidade. A criança negra precisa se ver como negra, aprender a respeitar a imagem que tem de si e ter modelos que confirmem essa expectativa.

Por isso, deve ser cuidadosa a seleção de livros didáticos e de literatura que tenham famílias negras bem-sucedidas, por exemplo, e heróis e heroínas negras. Se a linguagem do corpo é especialmente destacada nas séries iniciais, por que não apresentar danças africanas, jogos como capoeira, e músicas, como samba e maracatu? 
Sequência Didática: Conhecendo a África
Objetivos:
v  Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.
v  Criar o hábito de escutar histórias.
v  Enriquecer o imaginário infantil.
v  Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
v   Vivenciar e experimentar costumes do continente africano;
v  Conhecer características e hábitos dos animais africanos.
Conteúdos: África - fauna e sociedade. Relações etnicorraciais.
Anos: 2 a 3 anos
Tempo estimado: Sete aulas
Material necessário: Data show, livro: “Safári: Sons da vida selvagem” de Maurice Pledger, livro: “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, bonecas (os) negros (as), DVD Menina bonita do Laço de Fita, livro: Rapunzel, bonecos de animais (girafa, elefante, rinoceronte, hipopótamo, leão, zebra), cartaz com desenhos de animais africanos.
Desenvolvimento:
1ª aula:       Fazendo uso do livro: “Safári: Sons da vida selvagem” de Maurice Pledger, o professor irá mostrar as crianças alguns aspectos da África. O livro tem imagens em 3D e sons dos animais.





2ª aula: Fazendo uso de imagens, o professor irá demonstrar aspectos da África: fauna, vestimentas e danças.







3ª aula: O professor irá fazer a leitura do livro: “Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)” e logo depois reproduzirá a mesma história em DVD.

O livro narra à história de uma menina pretinha e graciosa, cheia de tranças e fitas que sua mãe amarra no seu cabelo. Tem como vizinho um coelhinho branco que é apaixonado por ela.





Profª Lígia contando a história



Comentários das crianças após a contação da história


4ª aula: O professor irá promover um momento de brincadeira com bonecos (as) negros (as), assim como com bonecos de animais que são originários da África.










5ª aula: O professor em forma de teatro de fantoches irá contar a história “Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)”. (Vídeo da Ligia)
6ª aula: O professor promoverá uma roda de conversa sobre a África, para analisar os conhecimentos até então adquiridos pelas crianças.
7ª aula: O professor irá contar a história da Rapunzel, o livro usado terá sido anteriormente adaptado de forma que a protagonista seja negra.
Avaliação:      Nosso intuito ao realizar as atividades propostas foi o que o primeiro contato que nossas crianças tivessem com a “África” se desse de forma lúdica e significativa, sem os já comumente temas usados: escravidão e preconceito.
            Percebemos que alcançamos nossos objetivos pela alegria em participar das atividades e por algumas falas de nossos alunos:
            - Vou pedir pra minha mãe me levar lá na África.
            - Claro que a menina é linda, ela é pretinha!
            Concluímos que criança não tem preconceito e que é a sociedade que mesmo de forma implícita impõe isso a elas. Iremos dar continuidade neste trabalho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário