CEI FREI TITO DE ALENCAR
PROFESSORAS:
ELIANA BERLANGA
JOELMA DE FARIAS PEREIRA
LIGIA GISLAINE DOS SANTOS
Apresentação:
Fazendo uso do nosso ambiente de trabalho, o Centro de Educação Infantil Frei Tito de Alencar, pensamos em apresentar a África aos nossos alunos de maneira alegre, lúdica, livre de estigmas e preconceitos.
Segundo Clélia Cortez, Coordenadora do Programa Formar em Rede do Instituto Avisa Lá:
"Durante o período em que frequentam a creche ou a pré-escola, as crianças estão construindo suas identidades. Por isso, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos já precisam entender que são diferentes uns dos outros e que essa diversidade decorre de uma ideia de complementaridade. É função do educador ajudar as crianças a lidar com elas mesmas e fortalecer a formação de suas próprias identidades. Ele deve atuar como um verdadeiro agente de promoção da diversidade".
Para que isso aconteça, a Educação Infantil deve ter como foco um ambiente de aprendizagem da diversidade etnicorracial, que estimule os pequenos a buscar suas próprias histórias e a conhecer as origens dos colegas. Estimular a participação das crianças em atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que remetam às tradições culturais de suas comunidades e de outros grupos são boas estratégias. Ações simples como pendurar imagens de personagens negros nas paredes, adquirir alguns livros com personagens de origens africanas, ter bonecos negros na brinquedoteca e passar filmes infantis com personagens negros para as crianças podem ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e agentes no combate ao preconceito, explica Clélia.
Neste sentido, o trabalho de educação para a diversidade deve começar cedo. Na Educação Infantil, o primeiro desafio é o entendimento da identidade. A criança negra precisa se ver como negra, aprender a respeitar a imagem que tem de si e ter modelos que confirmem essa expectativa.
Por isso, deve ser cuidadosa a seleção de livros didáticos e de literatura que tenham famílias negras bem-sucedidas, por exemplo, e heróis e heroínas negras. Se a linguagem do corpo é especialmente destacada nas séries iniciais, por que não apresentar danças africanas, jogos como capoeira, e músicas, como samba e maracatu?
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/educacao-nao-tem-cor-425486.shtml
Sequência Didática: Conhecendo a África
Objetivos:
v Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.
v Criar o hábito de escutar histórias.
v Enriquecer o imaginário infantil.
v Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
v Vivenciar e experimentar costumes do continente africano;
v Conhecer características e hábitos dos animais africanos.
Conteúdos: África - fauna e sociedade. Relações etnicorraciais.
Anos: 2 a 3 anos
Tempo estimado: Sete aulas
Tempo estimado: Sete aulas
Material necessário: Data show, livro: “Safári: Sons da vida selvagem” de Maurice Pledger, livro: “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, bonecas (os) negros (as), DVD Menina bonita do Laço de Fita, livro: Rapunzel, bonecos de animais (girafa, elefante, rinoceronte, hipopótamo, leão, zebra), cartaz com desenhos de animais africanos.
Desenvolvimento:
1ª aula: Fazendo uso do livro: “Safári: Sons da vida selvagem” de Maurice Pledger, o professor irá mostrar as crianças alguns aspectos da África. O livro tem imagens em 3D e sons dos animais.
3ª
aula: O professor irá fazer a leitura do livro: “Menina
Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)” e logo depois reproduzirá a mesma
história em DVD.
O livro narra à história de uma menina pretinha e
graciosa, cheia de tranças e fitas que sua mãe amarra no seu cabelo. Tem como
vizinho um coelhinho branco que é apaixonado por ela.
Profª Lígia contando a história
Comentários das crianças após a contação da história
4ª aula: O professor irá promover um momento de brincadeira com bonecos (as) negros (as), assim como com bonecos de animais que são originários da África.
5ª aula:
O professor em forma de teatro de fantoches irá contar a história “Menina
Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)”. (Vídeo da
Ligia)
6ª aula:
O professor promoverá uma roda de conversa sobre a África, para analisar os
conhecimentos até então adquiridos pelas crianças.
7ª aula:
O professor irá contar a história da Rapunzel, o livro usado terá sido anteriormente
adaptado de forma que a protagonista seja negra.
Avaliação: Nosso intuito ao realizar as atividades
propostas foi o que o primeiro contato que nossas crianças tivessem com a
“África” se desse de forma lúdica e significativa, sem os já comumente temas
usados: escravidão e preconceito.
Percebemos que alcançamos nossos
objetivos pela alegria em participar das atividades e por algumas falas de
nossos alunos:
- Vou pedir pra minha mãe me levar
lá na África.
- Claro que a menina é linda, ela é
pretinha!
Concluímos que criança não tem
preconceito e que é a sociedade que mesmo de forma implícita impõe isso a elas.
Iremos dar continuidade neste trabalho.
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